02/ Medellín, Colombia

Parque Biblioteca San Javier

03/ Bogotá, Colombia

Biblioteca Nacional de Colombia

04/ Ciudad de, México

Biblioteca de México "José Vasconcelos"

05/ Santiago, Chile

Sistema Nacional de Bibliotecas Públicas

Estágios Internacionais 2017, São Paulo, Brasil

Acessibilidade, Diversidade e Inclusão em Bibliotecas Públicas

O programa de Estágios Internacionais Iberbibliotecas tem como objetivo contribuir ao desenvolvimento de recursos humanos altamente qualificados para enfrentar os desafios que as bibliotecas públicas têm na região ibero-americana. Este exercício permite aos bibliotecários participantes melhorarem suas habilidades profissionais e fortalecer seu trabalho através do reconhecimentos de outras experiências, comunicação e trabalho colaborativo entre profissionais de diferentes países da região.

23435040_10209949030378043_4589202169497127227_n

O Estágio foi realizado do dia 6 ao dia 10 de novembro de 2017, na cidade de São Paulo. Participaram do Estágio 28 pessoas, incluindo a presidente em ofício do Iberbibliotecas, oriundas de oito países: Argentina (3), Brasil (3), Chile (3), Colômbia (6), Costa Rica (4), Espanha (3), México (3) e Paraguai (3).

No ano de 2017, o estágio terá como tema central as questões relativas à acessibilidade e inclusão nas bibliotecas e outros espaços dedicados ao livro e à leitura.

O objetivo será fortalecer ações conjuntas para a democratização do acesso às práticas leitoras para todos, compartilhando boas práticas, informações e conhecimentos e contribuir para o desenvolvimento de capacidades dos profissionais participantes do estágio.

Actividades y temáticas abordadas en la Pasantía

Nos cinco dias de programação, ao todo, foram dez instituições visitadas (cf. seção III), nos períodos matutinos e vespertinos, das quais oito foram com visitas monitoradas e outras duas foram os locais escolhidos para a realização de atividades de abertura e formação.

Todos os participantes avaliaram positivamente as atividades desenvolvidas e aspectos abordados durante o estágio. De maneira geral, elogiaram toda a programação realizada ao longo da semana. Mencionaram como aspectos significativos as aprendizagens sobre inclusão e diversidade, a possibilidade de refletir sobre os espaços que visitaram e os programas e estratégias de trabalho que foram apresentadas nestas visitas.

Os participantes elogiaram os trabalhos realizados nos locais e relataram os diversos aspectos que puderam ser observados, por exemplo, as questões relacionadas às condições socioeconômicas, gênero, raça e deficiência, presentes nos diversos projetos visitados

O encerramento da semana de Estágio ocorreu na Biblioteca Alceu Amoroso Lima, no dia 10/11, no período da tarde, em uma mesa que contou com a presença de: Jairo Marques, escritor e colunista do jornal Folha de São Paulo nas temáticas da deficiência e da inclusão; Lara Souto Santana, pesquisadora e funcionária da Secretaria de Estado dos Direitos das Pessoas com Deficiência de São Paulo; Mônica de Freitas Leal Alexandre e Mario Paulo Greggio, que trataram da sua condição de leitores com deficiência (Mônica é surda, Mario tem Síndrome de Asperger). A mesa foi mediada Carla Mauch, Coordenadora Geral da Mais Diferenças. O tema geral da conversa foi a relação das pessoas com deficiência com seus processos de formação e suas práticas de leitura.  

Principais resultados

Para os bibliotecários convidados e anfitriões, oestágio abriu um diálogo de conhecimentos e trocas de ideias em torno dagestão e criação de conteúdos nas bibliotecas com a participação de seus usuários. A ideia central do encontro foi criar espaços que fossem realmente inclusivos, isto é lugares aos que toda a população possa ter acesso e utilização sem exceção.

Como reflexões finais, os participantes concluíram a visita afirmando a importância dos ensinamentosdoestágio sobre os direitos das pessoas com algum tipo dedeficiência e a importância de planejar os serviços e espaços oferecidos ao público. Da mesmaforma, consideram que o conhecimento adquirido ao longo da estágio contribuiu de maneira positiva para refletir sobre seus trabalhos e acrescentar ideias para o desenvolvimento de seus projetos e estratégias de trabalho com o público.

Nesta segunda versão do programa de Estágios Internacionais da Iberbibliotecas os estagiários manifestaram seu impacto positivo ao poder conhecer as diferentes experiências e projetos não só de São Paulo mas também de seus colegas de diversos países com os quais compartilharam estes 5 dias.

Leia os relatórios dos estagiários clicando nas imagens:

87106211416122219111831520926225152413174

facebooktwitterlinkedin