02/ Medellín, Colombia

Parque Biblioteca San Javier

03/ Bogotá, Colombia

Biblioteca Nacional de Colombia

04/ Ciudad de, México

Biblioteca de México "José Vasconcelos"

05/ Santiago, Chile

Sistema Nacional de Bibliotecas Públicas

ESPAÑOL || PORTUGUÊS

4º Concurso de Estágios Internacionais, 2019

1200x1200Bil

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Resultados:

Bibliotecários selecionados 4° Consurso Estagios Internacionais: download

1. Introdução

Com o objetivo de contribuir para o desenvolvimento de recursos humanos suficientes e altamente qualificados para assumir os desafios das bibliotecas públicas da região ibero-americana, o Programa Ibero-Americano de Bibliotecas Públicas, Iberbibliotecas, apresenta o seu programa de estágios internacionais dirigido a bibliotecários públicos, comunitários e populars dos países e cidades membros. Os bibliotecários poderão melhorar as suas competências profissionais, a comunicação e a colaboração entre profissionais de bibliotecas ibero-americanas. Pretende-se igualmente fortalecer os sistemas de bibliotecas públicas y comunitárias.

Todos os anos o Programa Iberbibliotecas selecionará um país membro para a realização dos estágios e apoiará bibliotecários de cada um dos membros ativos do Iberbibliotecas, num numero que esteja de acordo com os fundos destinados todos os anos ao concurso.

2. Estágio 2019

Local: Costa Rica
Fechas: 3 a 9 de novembro de 2019
Título: Biblioteca geradora de cultura de paz

Em 2019, o Estágio terá como tema central as diferentes ações que se desenvolvem nas bibliotecas públicas para torná-las espaços geradores de paz.

Entre as metas propostas para a cumprir os objetivos do Bicentenário, o governo da Costa Rica promoveu a criação e consolidação de espaços de paz, livres de toda discriminação, que promovam a educação tecnológica e acessível. Os Centros Cívicos para a Paz estão à frente do processo, promovendo uma cultura de paz em comunidades vulneráveis, criando sistemas onde a recreação complementa os sistemas de educação formal e onde as bibliotecas do Sistema Nacional de Bibliotecas-SINABI são parte do processo: os Centros cívicos para a Paz contam com cinco bibliotecas do sistema.

A rede de bibliotecas SINABI, além de serviços tradicionais, tem programas de extensão bibliotecária e cultural, tornando suas bibliotecas em acervos para a construção de uma sociedade informada, livre de discriminação, que fomenta uma cultura de paz. Os estagiários terão a oportunidade de conhecer de perto o entorno e o a prática dos projetos governamentais de inclusão social, e de participar de uma tradição cultural da sociedade costa-riquense: trabalhar em e por uma cultura de paz, diálogo e educação.

Consulte aqui o programa detalhado do estágio “Biblioteca geradora de cultura de paz”.

3. Quem pode participar?

O edital está aberto a bibliotecários de bibliotecas públicas, comunitárias e populares  dos países e cidades membros do Iberbibliotecas:

  • Brasil
  • Buenos Aires (Argentina)
  • Chile
  • Colômbia
  • Costa Rica
  • Equador
  • Espanha
  • Medellín (Colômbia)
  • México
  • Paraguai
  • Peru
  • Quito (Equador)

Os bibliotecários devem acreditar um mínimo de dois anos de experiência profissional em bibliotecas públicas ou comunitárias.

Número de beneficiários: 24 (dois bibliotecários por cada membro ativo do Iberbibliotecas).

Perfil dos candidatos: os estágios são direcionados a pessoas naturais que estejam atualmente vinculadas a uma biblioteca pública, comunitária ou popular e que estejam trabalhando em programas de promoção de inclusão social, convivência e cultura da paz, participação multisetorial e articulação local e com experiência em programas para tornar a biblioteca como instituição que apoie a geração da cultura de paz.  Os bibliotecários deverão demonstrar que estão trabalhando, em suas respectivas bibliotecas, em projetos similares ao tema do estágio do presente concurso, ou então que tenham no planejamento da biblioteca executar projetos nesta área.

4. Quem não pode participar?

Não serão consideradas as inscrições de bibliotecários que trabalhem em bibliotecas escolares, de institutos educativos ou de educação superior, especializadas e, em geral, em bibliotecas que restrinjam de algum modo o acesso da população a todos seus serviços.

Não serão consideradas as inscrições de bibliotecários que tenham participado dos estágios e as bolsas internacionais do Iberbibliotecas.

5. Candidaturas

Os bibliotecários interessados devem apresentar os seguintes documentos:

  1. Formulário de Inscrição e de apresentação do projeto em desenvolvimento ou que será executado em sua biblioteca, sempre vinculado com os objetivos do Estágio a realizar (faça aqui o download do formulário oficial).
  2. Cópia do documento de identidade nacional e cópia do passaporte em vigor (a data de vencimento do passaporte deve ser superior a três meses do final da estada). Os bibliotecários que não possuam passaporte, podem para fins da inscrição apresentar o protocolo da solicitação deste documento. Neste caso, o bibliotecário deve garantir que seu passaporte lhe seja entregue antes de 30 de agosto.
  3. Carta do dirigente da biblioteca, ou superior hierárquico, onde trabalhe, atestando que o candidato atende os requisitos do presente edital, em especial[1]:

    • Trabalha com programas de promoção de inclusão social, convivência e cultura da paz, participação multisetorial e articulação local e com experiência em programas para tornar a biblioteca como instituição que apoie a geração da cultura de paz.
    • Que o candidato será o responsável pelo planejamento para o start-up na instituição deste tipo de serviços, com indicação específica dos mesmos.
    • E comprometa-se, como dirigente e/ou superior hierárquico do candidato, a lhe garantir condições para implementação do conteúdo programático desenvolvido no estágio na sua instituição.
  4. Carta de compromisso onde os contemplados com o Estágio comprometem-se a enviar relatório ou memória sobre projeto desenvolvido em sua biblioteca, como resultado da aplicação dos conhecimentos adquiridos durante o estágio, no prazo máximo de 6 meses a partir da conclusão do estágio, a ser encaminhada à Unidade Técnica para divulgação.

[1] No caso em que o candidato trabalhe em uma biblioteca comunitária ou popular que não conte com um cargo de chefia máxima, deverá ser avalizado pelo ponto focal representante de seu país no Iberbibliotecas. Aqueles que atuam em bibliotecas comunitárias devem entrar em contato com a Unidade Técnica através do e-mail iberbibliotecas@cerlalc.org, para que seja feito contato com o ponto focal respectivo.

Os bibliotecários deverão enviar suas inscrições para a conta de e-mail iberbibliotecas@cerlalc.org no prazo estabelecido no calendário do edital do concurso.

Não se aceitarão propostas enviadas após o encerramento do prazo do edital do concurso. Só será levada em consideração a primeira inscrição enviada.  Não serão aceitas solicitações que não incluam todos os documentos requeridos, devidamente diligenciados.

O envio do Formulário de inscrição implica a aceitação tácita dos termos e condições do presente Edital. Com o envio do Formulário, o bibliotecário declara que conhece e aceita em sua totalidade os termos e as condições do Edital do Concurso do Estágio Internacional.

6. Dotação e Condições do Estágio

Iberbibliotecas oferecerá apoio completo aos 20 bibliotecários selecionados, assim compreendido:

  • Passagem aérea de ida e volta.
  • Hospedagem em quarto standard em um hotel de Costa Rica durante o período do estágio.
  • Alimentação durante o período do estágio.
  • Traslados do aeroporto ao hotel, e vice-versa.
  • Pagamento de taxas de saída do país do bibliotecário, se for o caso (contra entrega de recibos).
  • Pagamento do visto de ingresso ao país de destino, se for o caso (máximo 20 USD contra entrega de recibo).
  • Seguro de viagem durante todo o período do estágio.

Cada um dos bibliotecários selecionados para o Estágio se encarregará dos trâmites relativos ao visto de ingresso ao país de destino, se for o caso.

Os selecionados para o Estágio receberão um certificado do Diretor do centro administrativo, organismo ou instituição responsável pelo Estágio, onde constará a participação nas atividades do programa ou o grau de cumprimento dos objetivos previstos, de acordo com indicadores planejados para o estágio daquele ano.

7. Processo de seleção

Após o encerramento do recebimento das inscrições, a Unidade Técnica enviará aos pontos focais as inscrições correspondentes a cada país ou cidade membro. Cada país e cidade membro selecionará seus candidatos com base em concorrência competitiva, de acordo com os princípios de objetividade, transparência, igualdade e sem qualquer discriminação.

Os pontos focais do Programa Iberbibliotecas enviarão a avaliação e proposta final dos candidatos selecionados para os estágios à Unidade Técnica do Programa Iberbibliotecas no prazo estabelecido.

A Unidade Técnica será responsável pela comunicação aos candidatos selecionados da concessão do estágio de cada um dos países e cidades membros na data indicada no calendário do Concurso. O resultado da seleção será enviado pela Unidade Técnica aos selecionados para informá-los oficialmente da decisão final, e a lista dos selecionados será publicada no dia 30 de agosto de 2018 na página Web do programa www.iberbibliotecas.org.

Da decisão do Conselho Intergovernamental sobre a seleção dos bibliotecários não caberá recursos.

8. Critérios de avaliação

O processo de seleção será realizado por cada ponto focal, tendo em consideração a avaliação das candidaturas conforme os seguintes critérios:

CritérioDetalhePontuação
1. Adequação do perfil profissional do candidato ao estágio específico deste Concursoa. a. Experiência profissional em atividades de ensino ou desenvolvimento de projetos: 0-1,5 pontos.

b. Conhecimentos sobre promoção de inclusão social, convivência y cultura de paz, participação multisetorial e articulação local e programas para tornar a biblioteca instituição que apoie a geração da cultura de paz: 0-1,5 pontos.

c. Trabalhos desenvolvidos e/ou publicados vinculados com o tema do estágio 2019: 0-1 ponto.
4
2. Experiência de trabalho comprovada e documento de aval oficial (em papel timbrado e assinado) correspondente ao centro de trabalho do candidato a. Experiência de trabalho em bibliotecas públicas ou comunitárias: 0-1 ponto.

b. Aval do centro de trabalho: Reconhecimento da experiência e do trabalho do candidato ao redor do tema do estágio. Grau de compromisso do responsável superior para fazer rastreamento do alcance do estágio em seu centro bibliotecário: 0-1 ponto.

c. Carta de compromisso onde os contemplados com o Estágio comprometem-se a enviar relatório ou memória sobre projeto desenvolvido em sua biblioteca, como resultado da aplicação dos conhecimentos adquiridos durante o estágio: 0-1 ponto.
3
3. Avaliação da utilidade da bolsa relativamente ao projeto propostoa. O projeto apresentado cumpre com aspectos básicos como: nome do projeto, objetivos, desenvolvimento, metas, indicadores, breve descrição, cronograma de atividades, descrição do espaço onde se realizará o projeto, etc.: 0-2 pontos.

b. O projeto permitirá melhorar algum aspecto ou serviço da biblioteca: 0-1 ponto.
3
TOTAL10

9. Calendário

ActividadeData
Abertura do Concurso04 de julho de 2019
Encerramento do prazo de inscrições 11 de agosto de 2019
Publicação dos bibliotecários selecionados30 de agosto de 2019
Comunicação com os bibliotecários vencedores e gestão da compra das passagens30 de agosto a 13 de setembro de 2019
Realização do estágio3 a 9 de novembro de 2019
Prazo máximo para a entrega de relatório /memória do estágio31 de janeiro de 2020
Prazo máximo para a entrega de relatório /memória do projeto desenvolvido como resultado da aplicação do estágio29 de maio de 2020

10. Obrigações dos beneficiários

Os beneficiários comprometem-se a aceitar o conteúdo deste concurso e o resultado do mesmo, bem como a cumprir as obrigações reconhecidas nas alíneas seguintes:

  1. Encontrar-se em Costa Rica no primeiro dia do estágio. Realizar o estágio sem que haja qualquer alteração ou modificação no objeto ou finalidade para os quais foi concedido. Qualquer incidência que represente uma modificação do programa inicial de atividades deverá ser comunicada e autorizada pela Unidade Técnica do Programa.
  2. Comprometem-se também a aceitar por escrito a concessão da bolsa num prazo não superior a 7 dias a partir da notificação que será realizada pela Unidade Técnica do Programa Iberbibliotecas.
  3. Uma vez terminado o estágio, conforme os prazos indicados no calendário, os beneficiários deverão apresentar à Unidade Técnica do Programa Iberbibliotecas uma memória ou relatório do projeto que contenha os seguintes pontos:
    • Descrição das atividades nas quais o bibliotecário participou em cada um dos dias do estágio.
    • Suportes em texto, fotografia ou material audiovisual do trabalho desenvolvido em cada um dos workshops.
    • Texto no qual o bibliotecário deverá explicar em pormenor a aplicação dos conhecimentos adquiridos no seu projeto em desenvolvimento ou a desenvolver na sua própria biblioteca.
    • Material fotográfico ou audiovisual que suporte as outras atividades realizadas durante o estágio.
  4. Após seis meses da conclusão do estágio, os selecionados devem enviar um relatório ou memória sobre o projeto implementado em sua biblioteca como resultado da aplicação dos conhecimentos adquiridos durante o Estágio

11. Reembolsos e incumprimentos

O descumprimento total ou parcial das condições aceitas pelos participantes do estágio e, em especial, o não comparecimento às atividades programadas, dará lugar ao reembolso do valor concedido para o presente estágio, além dos juros de mora correspondentes. Caso em que a Unidade Técnica do Programa requererá por escrito ao bibliotecário selecionado que, no prazo máximo de sete (7) dias corridos, manifeste as razões que justifiquem tal situação, razões que serão transmitidas ao correspondente ponto focal. Se o ponto focal entender que as razões não são suficientes e a partir disso informar à Unidade Técnica, esta submeterá à consideração do Conselho Intergovernamental do Programa a decisão de requerer o reembolso dos recursos dispendidos, que constará consignada em ata registrada.

Em qualquer caso, o requerimento de reembolso será regido pela legislação civil da República da Colômbia e estará sujeito à Jurisdição Ordinária desse país.

12. Obrigações da Unidade Técnica e dos organizadores do Estágio

O organizador do Estágio, este ano o ponto focal da Costa Rica se obriga a receber os selecionados e a cumprir o programa do Estágio.

A Unidade Técnica elaborará um documento de avaliação do projeto com os indicadores previstos para esse ano e publicará na página web do programa www.iberbibliotecas.org resenhas e crônicas dos bibliotecários participantes. A divulgação será apoiada por meio das redes sociais do Iberbibliotecas e dos sistemas de bibliotecas contemplados.

13. Pagamento e justificação dos Estágios

O pagamento dos valores para o país ou membro do programa organizador dos Estágios, assim como para os selecionados de cada ano, será feito em momento determinado pelo Conselho Intergovernamental e será realizado pela Unidade Técnica do Programa Iberbibliotecas.

Todos os valores recebidos deverão ser comprovados pela apresentação de notas e ou faturas correspondentes, no prazo máximo de 30 dias corridos a partir do final do estágio.

14. Consultas

Para resolver qualquer dúvida relacionada com a candidatura, os interessados em apresentar as propostas podem entrar em contacto com a Unidade Técnica do Programa:

E-mail: iberbibliotecas@cerlalc.org
Telefone: (0517-1) 5187070, ext. 1132

[Fin del Documento]

 

 

facebooktwitterlinkedin